Pages - Menu

segunda-feira, 17 de março de 2014

A História Sem Fim

Título original: The Neverending Story
Autor: Michael Ende

"Que são todos vocês, seres de Fantasia? Figuras de sonho, invenções do reino da poesia, personagens de uma História Sem Fim! Você se julga real, filhinho? Pois bem, aqui, neste mundo, você é. Mas, se entrar no Nada, deixa de existir. (...) Transformaram-se em desvarios da mente humana, em imagens geradas pelo medo, quando, na realidade, não há nada a temer; em desejo de coisas que os tornam doentes, em idéias de desespero, quando não há razões para desesperar."


O gênero Fantasia na literatura moderna tem a difícil tarefa de criar mitologias, seres surreais e mundos mirabolantes sem ser piegas ou demasiadamente infantil, a não ser, é claro, que se trate de uma obra específica para este público. Ao passar por este crivo, um livro fantástico ainda tem o desafio de não ser mais uma cópia barata de "O Senhor dos Anéis", obra que redefiniu o gênero. Assim, o magnífico livro de Michael Ende, "A História sem Fim", passa por todos estes testes e consagra-se, não como mais uma historinha escapista, mas como uma maravilhosa fonte de criatividade e lições importantes sobre como arquétipos fantasiosos do nosso inconsciente estão diretamente ligados com o que acontece no mundo real.

Bastian, um menino gordo e vítima de bullying que perdeu a mãe e vive com o pai - provedor mas ausente -, rouba um livro numa livraria e passa um dia inteiro lendo-o. Este livro conta a história de Atreyu, uma espécie de elfo que vive em mundo chamado Fantasia. Este mundo possui muitos seres fantásticos dos mais variados e é regido pela Imperatriz Criança. Porém, ele está ameaçado pelo Nada, e, como o próprio nome sugere, é nada e sua função é simplesmente levar a inexistência seres e objetos de FantasiaAtreyu então é convocado pela Imperatriz a encontrar o Salvador, alguém que será capaz de dar a ela um nome e assim impedir que Fantasia desapareça. Durante a leitura, Bastian passa por incríveis experiências que mudam sua vida para sempre.

Apesar de parecer infantil, "A História Sem Fim" é divertimento garantido para pessoas de oito a oitenta anos, sendo que a mensagem passada é muito mais voltada para os adultos. Empolgante, inovador e criativo, sua leitura é leve, com boas doses de humor e aventura, tudo na medida certa. Sem limites na imaginação, Ende cria personagens cativantes e profundos, onde cada lugar ou ser fantástico possui um importante papel nesta engenhosa metáfora sobre o ser humano e seus relacionamentos.

O que é "fantasia"? O que são os contos de fada e mitos? São a mesma coisa que "mentiras"? Segundo Michael Ende, fantasia e mentira são coisas diferentes. Os contos mitológicos, contos de fadas, fantasias, etc não são mentiras, mas são verdades alegóricas que representam os mais profundos anseios e sentimentos humanos. Ao mergulhar no mundo fantástico e entender os princípios universais do inconsciente coletivo, consegue-se compreender melhor o ser humano. Deste modo, podemos amar com mais intensidade, realizar nossos sonhos e lutar melhor pela coletividade. Porém, quando abandonamos as fantasias, desprezando-as como mentiras, elas passam a ser de fato mentiras, fantasmas que arruínam os nobres ideais dos heróis que habitam em nossos sonhos.

Quem teve o privilégio de passar sua infância/adolescência nos anos 80 certamente deliciou-se inúmeras vezes com o emocionante filme de 1984, "A História sem Fim", baseado no livro. Porém poucos chegaram a mergulhar mais fundo no Reino de Fantasia. A adaptação cinematográfica que marcou a juventude de muitos termina na metade do livro e o segundo longa foi um desastre em adequação à obra original. Aproveitando a onda de remakes inúteis que tem invadido os cinemas ultimamente, esta aí uma excelente história que poderia ser recontada nas telonas de forma mais fiel ao livro, com melhores efeitos e acredito que caberia em uma trilogia. E uma coisa não poderia faltar: a esplêndida canção tema do filme original, composta por Giorgio Moroder e Keith Forsey e interpretada por Limahl. Simplesmente maravilhosa!

"Todos os que nos vêm visitar aprendem coisas que só aqui podem aprender e regressam modificados ao seu mundo. Seus olhos se abrem, pois eles se vêem em seu verdadeiro aspecto. Por isso, também podem olhar com novos olhos seu próprio mundo e os outros homens. Descobrem de repente maravilhas e segredos onde outrora só viam a monotonia do cotidiano. Era por isso que eles gostavam de vir até nós. E quanto mais rico e florescente se tornava o nosso mundo graças às visitas deles, menos mentiras havia em seu mundo, e mais perfeito também era esse mundo para eles."

Em suma, "A História sem Fim" é uma obra encantadora que vai deixar crianças empolgadas e adultos inspirados por uma mensagem arrebatadora. Leitura obrigatória!

Um comentário:

  1. Uau, está aí um livro que eu não tinha pensado em ler antes! Me empolguei! ... acho que na saída vou passar ali na cultura e ver se eles têm uma cópia deste, hehehe.

    Será que é fácil achar um livro com a capa igual ao livro do filme?? XD

    Não sei por que mas acho que se eu continuar lendo seu blog vou triplicar minha fila de livros pendentes de leitura, rs.

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...