Pages - Menu

segunda-feira, 10 de março de 2014

A Metamorfose

Título original: Die Verwandlung
Autor: Franz Kafka

"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto."

Não sou crítico literário e nem pretendo fazer uma análise dissecada de todos os significados intrínsecos contidos nesta obra prima de Kafka. Sim, "A Metamorfose" merece este tipo de análise e no final do texto coloquei um link para um artigo mais profundo sobre a obra. Assim, esta resenha apenas descreve o imenso valor de um livro fascinante, tanto para os intelectuais que captam todas as mensagens subliminares do texto, como para os que simplesmente querem um entretenimento bem escrito.

Este brilhante livreto de Kafka conta a absurda história de Gregor, um caixeiro-viajante que acorda numa manhã transformado em um inseto, como diz a primeira frase do livro citado no início do artigo. A partir deste fato insólito, o leitor acompanha a exaustiva e tensa luta desta "barata" para sobreviver e ser aceito pelos seus familiares. Durante sua empreitada e em meio a descrições extensas e detalhadas das dificuldades do bicho, Kafka narra aos poucos o estilo de vida que Gregor tinha antes da metamorfose, entregando assim pistas acerca da mensagem por trás desta loucura.

São em livros como este que podemos ver a diferença entre escritores e gênios da literatura. Com uma trama simples e aparentemente ridícula, Kafka consegue prender a atenção do leitor com descrições ricas em detalhes e cheias de suspense, dando vida às emoções profundas de um personagem no qual o leitor se identifica e sente seus sofrimentos.

"Libertar-se da colcha era tarefa bastante fácil: bastava-lhe inchar um pouco o corpo e deixá-la cair por si. Mas o movimento seguinte era complicado, especialmente devido à sua invulgar largura. Precisaria de braços e mãos para erguer-se; em seu lugar, tinha apenas as inúmeras perninhas, que não cessavam de agitar-se em todas as direções e que de modo nenhum conseguia controlar. Quando tentou dobrar uma delas, foi a primeira a esticar-se, e, ao conseguir finalmente que fizesse o que ele queria, todas as outras pernas abanavam selvaticamente, numa incômoda e intensa agitação."

Esta bizarra narrativa transmite ao mundo uma metáfora profunda acerca de como a impessoalidade e burocracia dos sistemas sociais modernos rebaixam o ser humano a uma condição humilhante de meros insetos, abelhas operárias facilmente substituíveis. Gregor, antes de se tornar um inseto, na verdade já viva em condições semelhantes. Odiava seu trabalho, mas não podia largar. Seus familiares e seu patrão o tratavam com desdém e humilhação. Sua vida não tinha sentido, visão, valor ou objetivos maiores. Gregor não conseguiu adequar-se no mundo como um indivíduo, tornando-se então mais um bichinho no meio do enxame. Em suma, "A Metamorfose" fala de forma brilhante acerca da inadequação humana na família, nos relacionamentos e na sociedade.

Além disso, o livro também é uma espécie de autobiografia de Kafka. Formado em Direito, contra a sua vontade, Kafka trabalhou como advogado e nunca teve um relacionamento sentimental duradouro. Levava uma vida melancólica e vazia, sentindo-se exatamente como nas emoções do inseto de "A Metamorfose".

--

PS: Aconselho também a leitura do seguinte artigo para uma análise mais profunda da obra:
http://ensaiosobreleitura.blogspot.com.br/2011/12/nao-vou-rastejar-para-o-alto-franz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...