Pages - Menu

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As Crônicas de Nárnia

Título Original: The Chronicles of Narnia
Autor: C. S. Lewis

"Oh, Filhos de Adão, com que esperteza vocês se defendem daquilo que lhes pode fazer o bem!" Aslan

Um grande clássico da literatura fantástica infantil, As Crônicas de Nárnia são uma série de livros sobre um universo paralelo, para onde crianças de nosso mundo viajam, vivendo excitantes e divertidas aventuras com anões, fadas, faunos, animais falantes, feiticeiras, gigantes e dragões. Porém, a obra não se resume somente a isto. Em meio a todo este vasto universo mitológico, C. S. Lewis consegue com genialidade permear as histórias com muita sabedoria, filosofia e princípios morais, sem parecer chato ou religioso.



São sete pequenos livros:
1 - O Sobrinho do Mago
2 - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
3 - O Cavalo e seu Menino

4 - Príncipe Caspian
5 - A Viagem do Peregrino da Alvorada
6 - A Cadeira de Prata
7 - A Última Batalha

No primeiro livro (O Sobrinho do Mago), Lewis conta a origem de um mundo mágico, com um país chamado Nárnia, criado pela canção de um Leão falante e sábio chamado Aslan. Sua canção gera vida e faz surgir milhares de seres estranhos, como faunos, centauros, animais que falam, sereias, etc. Através de um anel mágico, um menino na Inglaterra consegue entrar neste mundo, causando problemas e vivendo perigosas aventuras junto com uma amiga e seu tio, um mago. É muito interessante conhecer as origens de determinados elementos e de personagens presentes nas histórias seguintes, como o poste misterioso no meio da floresta, a feiticeira branca e o armário mágico.

A partir do segundo livro em diante, o autor elabora diversas aventuras independentes, porém todas interligadas por personagens e situações comuns e de vital importância no conjunto total da obra. Todas estas tramas divertem bastante, com muita correria, perigos, guerras, magia, traição, romance e lições de coragem, amizade e fidelidade. Os diálogos entre os animais falantes são muito engraçados, mostrando um interessante "preconceito" dos animais para com os homens, devido às diferenças de costumes entre as raças. Este "preconceito", na verdade, é uma sutil crítica de Lewis para com aqueles que não compreendem a cultura ou o comportamento de pessoas que vivem em um contexto diferente do nosso.

Um alerta importante para os que pretendem se aventurar em Nárnia com estes livros é o fato de serem histórias bem infantis. Talvez isso incomode os leitores adultos e acostumados com uma literatura mais madura. Diferentemente dos livros de Tolkien, que se adaptam facilmente a todas as idades, As Crônicas de Nárnia são uma experiência maravilhosa para os pequenos, mas é provável que poucos adultos se empolguem com essa leitura. Como C. S. Lewis era um religioso protestante, a obra é permeada de mensagens cristãs subliminares, como esta, por exemplo:

"– Vejam só, companheiros: antes que o mundo limpo e novo que lhes dei tivesse sete horas de vida, a força do Mal já o invadiu; despertada e trazida até aqui por este Filho de Adão.(...)
– Mas não se deixem abater. O mal virá desse mal, mas temos ainda uma longa jornada, e cuidarei para que o pior caia em cima de mim. Por enquanto, providenciemos para que, por muitas centenas de anos, seja esta uma terra de júbilo em um mundo jubiloso. E, como a raça de Adão trouxe a ferida, que a raça de Adão trabalhe para saná-la."


--

E você, já leu os livros? Conte sua experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...