Pages - Menu

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O médico e o monstro

Título Original: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Autor: Robert Louis Stevenson

Em um dos maiores clássicos da literatura inglesa, Robert Louis Stevenson explora o universo bipolar do homem interior de uma forma assustadora e fascinante. "O médico e o monstro" influenciou de tal forma o mundo que tornou-se referência essencial em filmes, peças, quadrinhos e outras diversas adaptações desde seu lançamento até hoje. O jargão inglês "Jekyll e Hyde", usado para rotular pessoas com dupla personalidade, nasceu desta obra, referindo-se ao personagem Jeckyll e o "monstro" Hyde.

A história se passa na Londres do século IXX, onde John Utterson, um advogado, investiga estranhos acontecimentos envolvendo um médico rico, Jeckyll, e um homem estranho e suspeito, Hyde, para quem o médico escrevera seu testamento. Quando descobre que Hyde é um assassino inescrupuloso, tenta fazer de tudo para alertar o médico do perigo que corre atribuindo a esta figura diabólica os seus bens em caso de morte. Porém, no decorrer de sua jornada, Utterson faz uma descoberta inacreditável.

O livro é pequeno, porém rico em suspense e cheio de significado. O autor utiliza uma linguagem simples e acessível sem deixar a narrativa vagar no superficial. Stevenson consegue gerar um clima de tensão assustador, visto que os personagens expressam sentimentos bem reais. A mensagem passada pela revelação final leva o leitor a uma reflexão profunda acerca do que o ser humano realmente possui dentro de si: a bondade e a maldade, o amor e o ódio, a gentileza e a arrogância. Todos esses sentimentos batalham entre si no interior de cada um e os vencedores constituirão o caráter e a personalidade do indivíduo.

A idéia do livro lembra muito um verso bíblico: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.". Quem já não sentiu a sensação de "possuir" um ser dentro de si, desejando executar atos malignos, enquanto o "outro ser" deseja fazer o que é certo?

Ainda neste contexto, recomendo o episódio "The Enemy Within" da série clássica Star Trek, em que o capitão Kirk é dividido em duas pessoas - devido a um problema na máquina de teletransporte -, cada um com um lado diferente de sua personalidade. O lado mau e selvagem comete os mais terríveis atos de crueldade, ameaçando a tripulação da Enterprise. Enquanto isso, o seu lado bom não consegue tomar decisões enérgicas para resolver os problemas. Enfim, é outra história fascinante e tem tudo a ver com o tema de "O médico e o monstro".

--

O que você pensa sobre dupla personalidade? Você se considera bom, mau ou as duas coisas? Deixe seus comentários abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...